Relação Cintura Quadril

Relação cintura Quadril (RCQ) é um método de avaliação física utilizado por profissionais da saúde como educadores físicos, nutricionistas e médicos para calcular o risco de desenvolver doenças do coração e hipertensão arterial.

Calcule a sua Relação Cintura Quadril

Utilize somente números e ponto. Não use vírgulas. Use assim: 68.7 e não 68,7.

cm cm

Seu RCQ é:

Valores adequados

Homem: menor do que 1.0
Mulher: menor do que 0.8

Como calcular a Relação Cintura Quadril?

Basta apenas dividir o tamanho da circunferência da sua cintura pelo tamanho da circunferência do seu quadril. A fórmula fica assim:

Circunferência da cintura (cm)/Circunferência do quadril (cm) = RCQ

Como medir a circunferência da cintura

Relação Cintura Quadril calculadoras Pegue uma fita métrica e coloque-a justa em volta do seu abdômen relaxado sem apertar a fita demais. Nas mulheres deve-se medir um pouco acima do umbigo (mais ou menos uns 2 cm) e nos homens mais abaixo do umbigo (cerca de uns 2 cm). Anote o valor para não esquecer.

Como medir a circunferência do Quadril

Relação Cintura Quadril calculadoras Pegue novamente a fita métrica e coloque-a em volta do seu quadril passando pela porção mais alta das nádegas.

Resultados

O valor ideal para mulheres é menor do que 0,8 e para homens é menor do que 1,0. Quanto mais o RCQ estiver acima dos valores normais, maior será o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Fique atento se o seu RCQ deu acima dos valores normais e procure perder gordura abdominal praticando exercícios e mudando a sua alimentação.

A sua Relação Cintura Quadril está normal ou fora dos padrões? O que pretende fazer para mudar isso? Comente!

João Vitor

Sobre o autor

João Vitor é criador e administrador do Blog Vida e Saúde. Atualmente, é graduando em Medicina. Me siga no Google +.
Publicado em Calculadoras com as tags , . Favorite o Link.