Whey Protein: O que é? Como tomar?

Whey Protein é o nome comercial da proteína derivada do soro do leite extraído durante o processo de fabricação do queijo. Esse soro do leite é processado para que sejam separadas as proteínas que formam o Whey Protein. Elas são de peso molecular leve, tornando assim a absorção mais rápida por necessitar de menos tempo e gasto energético do sistema digestório para quebrar as moléculas em partes menores a fim de facilitar a absorção. Além disso, o Whey Protein possui altas quantidades de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não produz, mas que necessita para formar estruturas como, por exemplo, as miofibrilas das células musculares que são importantes no ganho de massa muscular.

O que é Whey Protein?

Whey Protein: O que é? Como tomar? alimentacao O Whey Protein no começo era bastante utilizado por atletas de alto nível como os fisiculturistas, para ganhar massa muscular. Hoje, é o suplemento alimentar mais famoso do mundo, tomado por atletas de todos os níveis, desde atletas de academia até fisiculturistas e também o que mais traz resultados.

Seu valor científico é comprovado já há alguns anos. E não somente para o ganho de massa muscular, mas também para melhorar a imunidade, visto que o Whey protein melhora a disponibilidade de proteínas no organismo, elemento necessário para criar as células que compõe o sistema imune.

7 Vantagens do Whey Protein

  1. Permite construção de massa muscular mais rápida do que outros suplementos;
  2. Melhora o sistema imune;
  3. Rico em aminoácidos essenciais;
  4. Absorção rápida;
  5. Possui alto valor biológico, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao organismo;
  6. Proteínas concentradas, livre de gorduras e com pouco carboidrato;
  7. Contribui para a manutenção e crescimento muscular.

Tipos de Whey Protein

Não são todos iguais. Eles variam quanto à concentração de proteínas, processo de extração, qualidade de absorção, fabricante e preço. Veja abaixo quais são os tipos e suas vantagens:

Whey Protein Concentrado

Whey Protein: O que é? Como tomar? alimentacao O Whey Protein concentrado é o mais comum e mais barato do mercado. É extraída do soro de leite através de uma filtração mais leve como a microfiltração. Possui uma concentração de proteínas que varia de 70% a 80% dependendo do fabricante e tem pouca lactose (4% a 8%). A absorção desse Whey é mais lenta se comparado a outros tipos, isso porque ele tem outros componentes além de proteína que atrasam a sua digestão.

Principal vantagem: Preço barato.
Principal desvantagem:
Absorção lenta.
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Whey Protein Isolado

Whey Protein: O que é? Como tomar? alimentacao O Whey isolado é um produto com mais qualidade devido ao seu processo de extração por troca iônica. Ele apresenta até 95% de concentrado de proteínas, tem pouquíssima ou nenhuma gordura e carboidratos, sendo uma opção interessante para quem quer emagrecer. Além disso, sua absorção é superior quando comparado ao Whey concentrado. Devido esses fatores, ele é mais caro. A Optimum é uma marca consagrada entre os fisioculturistas, pois produzem o melhor Whey Protein Isolado do mundo.

Principal vantagem: Alta concentração de proteínas e absorção rápida.
Principal desvantagem:
Preço alto.
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Whey Protein Hidrolisado

Whey Protein: O que é? Como tomar? alimentacao Outro Whey de qualidade e um pouco mais caro do que os outros. É extraído através de um processo chamado hidrólise enzimática. Isso faz com que ele tenha mais proteínas alcançando a concentração de até 92%. Sua Absorção é o melhor de todos os Whey, pois seu processo de extração deixa a proteína em cadeias menores ainda, tornando-o praticamente digerido. A Optimum também produz o melhor Whey Hidrolisado do mercado.

Principal vantagem: Absorção muito rápida.
Principal desvantagem:
Preço alto.
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Como tomar Whey Protein?

Whey Protein: O que é? Como tomar? alimentacao O ideal é procurar um nutricionista ou ainda um nutrólogo (médico especialista em nutrição). Porém, quem não quer ou não tem condições de consultar com um profissional da área vale seguir algumas dicas.

Qual a dosagem recomendada?

A dose diária recomendada geralmente vem descrita na embalagem do produto, mas não serve para todo mundo. Isto é, a dose necessária varia de acordo seus objetivos e tipo de organismo. Se o seu objetivo é ganho de massa muscular magra o que é sugerido é de 2gr a 3gr por quilo de peso diariamente, ou seja, se você pesa 70 kg deve-se ingerir de 140gr a 210 gr de proteínas por dia. Mas se você tem como objetivo melhorar o desempenho em esportes de nível mais elevado a dose será de 1,5gr a 2gr por quilo de peso diariamente.

Se você não sabe o quanto de proteína está ingerindo no seu dia a dia, procure se basear no que está na embalagem do produto que você escolheu que é, geralmente, uma ou duas doses diárias (de 30gr a 60gr) de Whey Protein por dia.

O Whey deve ser visto como complemento alimentar e não como fonte exclusiva de proteína. Sendo assim, você deve calcular o quanto de proteínas você ingere no seu dia a dia e complementar com o Whey Protein se for necessário.

Qual o melhor horário para tomar meu Whey?

O horário ideal para tomar o Whey Protein é quando o seu organismo mais precisa dele. Isto é, imediatamente após o treino é o momento mais propício para tomar o seu Whey, pois é nesse evento que as suas células musculares estão iniciando o processo de reparação e de multiplicação das miofibrilas que é importante no ganho de massa muscular. Vale ressaltar, que é interessante alimentar-se cerca de 1 hora após tomar o seu Whey, pois assim aumenta mais a disponibilidade de nutrientes necessários às células musculares e tomando 1 hora depois não prejudica a absorção do Whey.

Whey com leite ou com água?

A resposta varia de acordo suas necessidades. Se você quer uma absorção mais rápida eu sugiro que tome com água, pois assim o seu estômago não perde tempo e nem energia digerindo os outros componentes do leite como gorduras e carboidratos e vai direto no Whey. Mas por outro lado, tomando com o leite aumenta a quantidade de proteínas ingeridas, só que a absorção é mais lenta.

Efeitos Colaterais do Whey Protein

Ainda não foi documentado nenhum efeito colateral que o Whey Protein possa oferecer. Mesmo assim, fique atento aos componentes do Whey que você comprar caso você tenha alergia ou intolerância a algum dos componentes da fórmula como o glúten, fenilalanina ou lactose.

Whey Protein Engorda ou Emagrece?

Se você usar de maneira adequada, isso é tomar nos horários certos, a dose correta e praticar exercícios é pouco provável que você ganhe gordura com ele. Pelo contrário, ele é um bom inibidor de apetite e controla a glicemia. Isso quer dizer que ele também é ótimo para quem quer emagrecer com saúde, ganhado massa magra e perdendo gordura.

Onde comprar Whey Protein?

Eu indico fortemente a Netshoes por vários motivos:

  1. É uma loja com grande tradição e confiabilidade no mercado;
  2. Grande variedade de Whey proteins com preços baixos;
  3. Vendem as melhores marcas do mercado com garantia de originalidade, evitando assim comprar alguma imitação de baixa qualidade e que podem trazer prejuízos à saúde;
  4. Entrega rápida e frete grátis para todo o Brasil.
João Vitor

Sobre o autor

João Vitor é criador e administrador do Blog Vida e Saúde. Atualmente, é graduando em Medicina. Me siga no Google +.
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